segunda-feira, 29 de julho de 2019

Escondidinho de frango e mesa posta

Sexta passada resolvi fazer um prato que é muito bem aceito lá em casa, muito fácil de fazer e que comporta diversas variações, ou seja, você pode fazer escondidinho de batata, mandioca, inhame, é um prato com custo baixo, saudável e cai muito bem no almoço ou no jantar. Coloquei uma mesa posta, liguei uma vela aromática e a noite ficou bem agradável. É claro, que toda comida pede um momento para apreciá-la, pois, dedicamos tempo e amor no preparo daquela refeição, então, sentamos à mesa e apreciamos o momento, ou seja, nada de televisão, celular, coloquei uma música ambiente e partilhamos o bom prato com boas risadas. Tire um dia para fazer a mesa posta na sua casa também. 

Coloque o que você tem, a louça, copos enfim, não espere o melhor momento, o melhor momento é sempre o agora. 

Gosto de colocar as receitas de uma forma não tão metódica, sou daquelas pessoas que acredito que por mais que existem técnicas e receitas a serem seguidas, a cozinheira tem achar a mão do seu tempero, do sal, do alho, da pimenta.... E usar da inspiração para que o prato saia agradável e com muito sabor, o segredo da cozinha é não ter medo, é ler, estudar e também seguir seus instintos.


Ingredientes:
800g de batata (cozida na panela de pressão por 10 minutos).
1 colher sopa manteiga
sal a gosto
leite
Modo de fazer:


Após cozinhar as batatas e amassá-las no ponto de purê, gosto de batê-las no mix, para ficar bem cremosa, numa panela, coloque a manteiga, a batata e mexa bem, acrescente leite aos poucos para um purê bem cremoso e acerte o sal e pimenta do reino e uma pitada de queijo ralado para realçar o sabor.


Dica: algumas pessoas gostam de colocar uma colher de sopa de requeijão ou  aproximadamente  duas colheres de sopa de creme de leite.


O recheio fica ao critério, pode ser frango desfiado, nesse caso após cozinhar o peito de frango na pressão, faço um molho bem gostoso e encorpado, coloco sal, alho, pasta de tomate, salsa, coentro, ervas..hummm...azeitona, alho poró, ai o céu é o limite, claro que o importante é ir colocando os temperos, misturar, fogo médio a baixo e ir sentindo o paladar se esta agradável, não está muito ácido, o importante são bons ingredientes e equilíbrio de sabor.

Fica muito bom com molho a bolonhesa também...

A montagem é super simples, geralmente unto a forma com um fio de azeite (uso de porcelana, mas pode ser cerâmica, vidro, lembrando que todas devem ser especificas para irem ao forno), coloco a camada de batata, queijo mussarela e finalizo com o molho e queijo ralado.  Deixar no forno pré-aquecido para gratinar, aproximadamente uns 7 a 8 minutos e sirva com um fio de azeite. 


Essa receita rendeu duas porções, pois, meu marido come bem :)


Bom apetite!!! E boa mesa posta!!!
@temperoecasa


 

2 comentários:

  1. Huuuuuuummmm!!!
    Fiquei com água na boca! E olha que eu acabei de lanchar! Vou experimentar essa receita!<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Fá, a receita é simples e fácil.

      Excluir