quarta-feira, 27 de março de 2019

Culture-se!

Estava aqui pensando, o que poderia trazer de bom para meus leitores no dia de hoje. Certa vez, eu e meu marido fomos convidados para um jantar com pessoas de classes sociais bem distintas, sempre pensei, que independente do meio que se vive, a educação e a cultura te levam a qualquer lugar. Começaram a surgir muitos assuntos sobre viagens, é claro que amo viajar, mas ainda não pude ir a diversos lugares que gostaria, porém, consigo conversar e trocar experiências, pois, o conhecimento me levou a ir a tais lugares, sem ao menos estar lá, é claro que uma viagem no quesito experiência não se compara, mas nada melhor do que você saber o que tem e o que acontece naquela experiência que está sendo contada, pois, além de você ter a visão de uma pessoa que foi la, você também pode partilhar o que aprendeu através da leitura e do conhecimento. 
Então, a dica de hoje é, viaje também pela percepção das outras pessoas, pelas fotos delas, pelas experiências delas. Seja um bom ouvinte, mostre interesse e empatia na experiência que está sendo contada, seja agradável e receptivo. Ah, e você pode me perguntar? E o jantar? Sim, eu soube me portar, sabe por quê? Conheço o universo da mesa posta, sim, o guardanapo de pano é no colo, existe uma taça para cada tipo de bebida, e isso é frescura? Não, isso é educação que o lugar pedia. Quer dizer que comer no chão não pode? Claro, nada melhor do que um piquenique, mas tudo tem hora e lugar.



"A conversa mais feliz é aquela em que não ha competição, nem vaidade, mas uma tranquila troca de sentimentos." (Johnson, Samuel). 

É claro que não vamos a todos os lugares que nos convidam, gosto de saber que estou indo a lugares que vou me sentir bem e me relacionar bem, mas com o tempo e a experiência de vida, sinto que me saio super bem convivendo com pessoas que sabem mais ou até mesmo, as que sabem menos, e é ai que entra a humildade, a humildade de reconhecer que aquela pessoa tem mais bagagem do que você, e a humildade em ser solidário e não critico com aquela pessoa que sabe menos do que você, porque conhecimento é isso, o que adianta tê-lo se não tem o fundamento de ser partilhado, não é mesmo? Lembrando que, sempre vai existir pessoas mais inteligentes e menos inteligentes, e se você se encontrar diante de uma situação assim algum dia, não menospreze aquela pessoa que sabe menos do que você, lembre-se aquele assunto ela pode saber menos, mas pode te dominar em diversos outros de sabedoria de vida. Sendo assim, boa viagem através dos olhos das outras pessoas. Culture-se!





4 comentários: