domingo, 21 de outubro de 2018

Hospitalidade no mundo: Abacaxi

O abacaxi está em alta nas decorações, mas fiquei curiosa sobre essa tema, e comecei a fazer algumas pesquisas. A tradição começou nos Estados Unidos e na Europa, sendo comum nas decorações e portões de entrada. A história começa quando o cultivo dessa fruta era raríssimo, e impossível em climas frios. Poucas exceções eram encontradas quando a pessoa era um nobre ou rei muito poderoso. A fruta é originária de países tropicais, em Portugal é conhecida como "ananás".
Fazer a rota para se ter o fruto era extremamente perigosa, pois, na rota do Caribe haviam piratas, acredita-se que o abacaxi foi disseminado na América do Sul pelos nativos do sul do Brasil e Paraguai, ocasionalmente acabou alcançando o Caribe, México e América Central. Em 1493, Colombo descobriu o fruto em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas. A tradição revela também, que muitos capitães de navio fincavam em seus portões como simbologia de regresso vitorioso e seguro.
Receber um hóspede e oferecer o fruto, era sinônimo de poder e importância para com aquela pessoa, pela dificuldade e alto custo da época.
Por ser um fruto legitimamente brasileiro, nada mais tipico que trazer essa tradição, além de ser lindo nas decorações, o abacaxi tem sabor marcante, quando maduro ácido e adocicado na maioria das vezes, de cheiro agradável e intenso, rico em vitamina C, água e fibras.
A dica de hoje é, vamos abusar do abacaxi na mesa e também nas decorações, principalmente na mesa posta, que trago algumas ideias do que já fiz aqui em casa. 








weshareideas.com.br/blog/mesa-tema-abacaxi
www.noticiaagora.com.br

www.askmi.com.br

Espero que tenham gostado das dicas, principalmente nas voltadas para mesa posta, vamos demonstrar amor e carinho através das nossas refeições, então vamos espalhar amor e muitos abacaxis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário