terça-feira, 17 de abril de 2018

Molho bechamel

O molho Bechamel é um clássico da cozinha francesa, é a base para muitos outros molhos. Fiz essa receita recentemente para acompanhar um prato de massa, fettuccine.  É um molho a base de leite e farinha, foi inventado no século XVII por Louis de Béchameil, chefe do Palácio de Louis XIV, rei da França, originalmente não levava leite e sim a caldo de carne e farinha. Essa receita que vou apresentar foi inspirada na Rita Lobo.

Molho bechamel com noz moscada
 





Ingredientes:

1 Litro de leite gelado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada
Sal e Pimenta do Reino à gosto

Modo de fazer:

Para começar é necessário fazer um Roux, que é uma mistura de manteiga e farinha.
Numa panela grande e de fundo reforçado, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa rapidamente com uma colher de pau por cerca de 2 minutos. Coloque o leite gelado de uma vez e misture com um fouet até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e noz moscada nos minutos finais. 

Dicas:
A panela de fundo reforçado ajuda e muito. A temperatura não pode estar muito alta, fique sempre atento misturando com um fouet ou colher de pau. Leite, sempre gelado. Isso evita empelotar. Mas se empelotar, bata no liquidificador. Fiz essa receita de primeira e deu super certo.

Acrescentei um pouco queijo ralado (mussarela), depois de uns 7 minutos em fogo baixo e fui mexendo vigorosamente com o fouet. Ficou uma delícia, pois o molho ficou com um sabor marcante e com o puxadinho do queijo. Mas esse molho permite diversas variações, como acrescentar ervas, milho, uma colher de sopa de requeijão. Mas deixo para acrescentar nos minutos finais para terminar de cozinhar junto ao molho acrescentando no sabor final.

Bom apetite!









Nenhum comentário:

Postar um comentário