terça-feira, 20 de março de 2018

Estrogonofe de frango

Um dos pratos mais conhecidos mundialmente com diversas variações é o estrogonofe. É um prato originário da culinária russa. Após a queda do império russo, se popularizou na China, que foram os responsáveis por trazer diversas variações à receita original, que era basicamente um composto de carne bovina servida ao molho de creme de leite. Na França recebeu Champignons, no Brasil temos as variações com frango, camarão, molho de tomate e creme de leite. A primeira receita que fiz foi estrogonofe do livro Dona Benta. Porém, com o tempo fui criando minha própria receita e adaptando ao meu gosto, na receita pedia maionese e Ketchup, porém, não gosto de colocar ketchup no preparo dos alimentos, a menos que seja feito na hora, pois, acho que rouba o sabor de qualquer prato. Essa receita é bem simples e prática, os champignons podem dar lugar ao milho.
Quando vou preparar um alimento, o que mais gosto de variar são os temperos, então brinque com as combinações, orégano, manjericão, salsinha, coentro, tomilho, alecrim, sálvia, entre outros.



Ingredientes:

3 peitos de frango cortado em cubinhos
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de açúcar
Alho
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cebola (ralada)
1 colher de manteiga
Ervas aromáticas (nesse caso especial: orégano, manjericão, sálvia e pitada de açafrão)
1 caixinha de creme de leite
100g de champignon cortados em pedaços.
100 ml de leite

Modo de fazer:

Em uma panela coloque a manteiga (e um pouco de azeite, para a manteiga não queimar), o alho e a cebola, misture bem, acrescente as ervas aromáticas e o extrato de tomate. Abaixe o fogo nesse processo para não queimar.
Distribua o frango em toda a panela coloque o sal, açúcar e a pimenta a gosto, e deixe por 4 minutos de cada lado em fogo médio para dourar. Após esse processo, junte os champignons e misture bem, acerte o sal. Logo após, acrescente o leite para dar um caldinho, raspando no fundo da panela para pegar o sabor do frango. Dica, o leite pode ser substituído por água.
Diminua bem o fogo e acrescente o creme de leite,  misture bem, essa combinação não deve ser fervida. Desligue o forno e sirva com arroz branco.

Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário