segunda-feira, 26 de março de 2018

Escondidinho de carne seca

Escondidinho é um prato fácil, porém muito delicioso! Pode ser feito com macaxeira (mandioca) ou batatas. É uma ideia simples, com um recheio surpresa, que vai depender do gosto e da criatividade de cada um, pode ser frango, carne seca, frutos do mar e para os vegetarianos, pode-se fazer com brócolis, cenoura, vagem, champignon e incluir queijos, como por exemplo o de cabra  ou minas. A origem é controversa, uns falam que iniciou no nordeste brasileiro, mais precisamente em Pernambuco, outros em Portugal, pela técnica de dessalgar a carne seca acompanhada de purê de mandioca. 
Ontem, recebemos nossas mamães em nosso lar, foi um dia muito alegre e bem agradável. Esse prato foi o escolhido para abrilhantar nosso almoço. O acompanhamento foi arroz e salada de folhas verdes. 




Ingredientes

1Kg de batata ou  mandioca
1 1/2 colheres sopa de manteiga
Sal e pimenta a gosto
50ml de leite (quente)

Recheio
1kg de carne de sol
Temperos à gosto (nesse caso usei, orégano, sálvia, cajun, pimenta do reino e tomilho)
1 Cebola 
Alho


Modo de Fazer:

Cozinhe as batatas na panela de pressão, após a pressão iniciar cronometre 15 minutos.
Espere a pressão sair, abra a panela e passe pelo espremedor. Dica, para um purê mais leve passe um mix de alimentos nas batatas ou na peneira (opcional). Leve a uma panela em fogo brando, adicione a manteiga e o sal e mexa bem. Adicione o leite e continue mexendo. Reserve.

Para dessalgar a carne de sol deixo de um dia para o outro dentro da geladeira com água e troco duas vezes. 

Coloque um pouco de manteiga e azeite na panela de pressão e junte a cebola e o alho,  coloque o mix de temperos (use o bom senso nas pitadas). Junte a carne cortada em pedaços menores, coloque sal e pimenta a gosto. Misture muito bem, e coloque na pressão por 40 minutos. Assim que a pressão sair, tire a carne e desfie com garfo e faca.

A montagem do escondidinho é bem simples, uma camada de batatas, recheio, gosto de acrescentar um tipo de queijo, nesse caso usei mussarela. Outra camada de batatas e por fim queijo parmesão, outra opção de finalização seria batata palha.

Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos e sirva em seguida.


Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário