quinta-feira, 15 de março de 2018

Antepasto de Pimentões

Antepasto é uma das minhas receitas favoritas, pimentão é uma das minhas prediletas e um pimentão bem preparado, com sabor e temperos fica uma delícia. Não faço em grande quantidade por dois motivos, primeiro porque gosto dele fresco e segundo não tenho paladar muito agradável para vinagre, algumas receitas coloca-se para a conservação do produto. Quem me conhece sabe que nem na salada uso vinagre, mas vai do gosto de cada um, o que mais gosto do vinagre é na limpeza da casa e principalmente para lavar roupas (amo muito). Mas caso queiram um sabor com uma pitada de acidez só adicionar umas gotinhas de limão. 
Essa receita além de ser muito boa para receber amigos e família, é saudável, pois, pimentões são fontes de diversas vitaminas, cálcio, ferro, potássio entre outros.
Os pimentões mais comuns em relação a cor são: verde, que tem o sabor mais ácido, o vermelho que é rico em betacaroteno e o amarelo, tem sabor levemente adocicado e se destaca pela presença de vitamina C.
Existe diversas variações desse prato, uma delas é incluir a berinjela e azeitonas verdes ou pretas.


Ingredientes:

2 Pimentões de cada cor (tamanho pequeno), ou 3 grandes
Sal e Pimenta a gosto
Uma colher  de sopa de açúcar
1/2 xícara de chá de azeite
1 colher de chá de shoyo (opcional)
Ervas (orégano, manjericão, pitada de noz moscada, alecrim)
1 cálice de vinho tinto

Modo de Fazer:

Pique os pimentões tirando as sementes e a parte branca. Essa receita pode ser feita tanto na panela, quanto no forno.  
Coloque na panela ou travessa os pimentões, tempere com sal, pimenta, ervas, azeitona, azeite e misture bem. Acrescente o vinho e o shoyo. De tempos em tempos misture o antepasto para não grudar e não queimar, caso haja necessidade coloque um pouco mais de azeite.
Sempre faço esse prato em fogo médio, pois, o alimento pega mais sabor quando o cozimento é um pouco mais lento. O ponto é quando os ingredientes estão bem encorpados, molinhos e sem presença de água.

Dica: Se por um descuido o pimentão grudar, não se desespere, coloque um pouquinho de água e mexa bem até a água evaporar.

Dica 2: Caso queira incluir a berinjela, lave-a e corte em tiras e acrescente aos pimentões no início da receita, para tirar o amargo, misture 2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão em 1 litro de água, e mergulhe as berinjelas por aproximadamente por 20 minutos e enxague em água corrente ou lave e corte em pedaços e salpique sal em ambos os lados, deixe descansar na peneira por 30 minutos, lave em água corrente e seque com papel toalha para tirar a umidade.

Sirva com torradas, pão sírio, biscoitinhos, caso queira consumi-lo em temperatura ambiente só tirar um pouco antes da geladeira. 


Bom apetite!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário