segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Biomassa de banana verde

Estou fazendo uma mudança de hábitos alimentares e a nutricionista pediu que essa semana fosse incluída no meu cardápio a biomassa de banana verde. Fiz várias pesquisas em sites e li que os benefícios são inúmeros, garante a saúde do intestino, reduz o colesterol, fortalece a imunidade, boa concentração de magnésio e vitaminas, porém, nesse post vou colocar a minha percepção nos quesitos gosto, sabor e preparação.
No quesito gosto, é claro que qualquer alimento adicionado a sua preparação irá agregar um teor ao prato, mas o sabor da comida, que ficou viscosa, não se perdeu com a inclusão da biomassa, pois, o processamento é feito com a fruta verde, sendo assim o resultado é uma massa sem gosto e sem cheiro. 
A biomassa pode ser incluída em diversos pratos, como sorvete por exemplo, no meu caso foi solicitada a troca do arroz no almoço e a inclusão na sopa ao final do dia, jantar.
O prato escolhido para adicionar a biomassa foi sopa de abóbora com couve, e nesse prato incluí duas colheres de sopa. 
Funcionamento do intestino normal, e o grande beneficio foi a saciedade mais prolongada. É super fácil fazer, um beneficio com um custo baixo, pois, é um fruto muito cultivado no Brasil, comprei banana orgânica por R$3,00 a dúzia, e a receita rendeu dois potinhos (foto). É importante que seja orgânica, além de valorizar o pequeno produtor, queremos o melhor do fruto e não os agrotóxicos. Além do mais, ir a feira é uma delícia. Então, vamos a receita.

Ingredientes e Modo de Fazer:

10 bananas nanicas (caturra)
Tire as bananas da penca, mas com cuidado para que o fruto dentro da casca na apareça. (Acertei com uma tesoura).




Lave-as e coloque água para ferver suficiente para cobrir as bananas.
Após levantar fervura, coloque as bananas na panela de pressão, tampe e ao iniciar a pressão, deixe por 8 minutos.
Desligue o fogo, e aguarde que o ar saia normalmente, esse processo é importante, não há necessidade de fazer com que a pressão saia rápido.
Retire as bananas ainda quente, e descasque com cuidado, e leve para o liquidificador ou processador de alimentos. Caso esfrie, o fruto pode farinhar, portanto, é importante que esse processo seja feito com a banana ainda quente.
Bata 5 bananas por vez, com cuidado para não queimar o liquidificar, adicione um pouco de água até q vire um creme. 
Coloque em potinhos, no congelador dura 4 (quatros) meses e na geladeira 3 (três) dias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário